Grand Funk Railroad (ou simplesmente Grand Funk) é uma banda de rock americana da década de 1970, descoberta em 1969 no Atlanta Pop Festival, que chegou a ser uma grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60 e começo dos anos 70.
Originalmente, a banda foi formada em 1968 por Mark Farner (guitarra e vocal), Don Brewer (bateria e vocal) do Terry Knight and a Pack, e Mel Schacher (baixo) de Question Mark & the Mysterians.
Em 1972, Grand Funk Railroad acrescentou Craig Frost para o teclado. A adição de Craig Frost, no entanto, gerou uma mudança de estilo de rock original de garagem e de raízes para mais rhythm & blues e pop-rock. Com a nova formação, o Grand Funk lançou seu sexto álbum de música original Phoenix em 1972. A nova combinação funcionou.
Para refinar o som do Grand Funk, a banda garantiu o veterano músico Todd Rundgren como produtor. Seus dois álbuns de sucesso resultou nos primeiros hits n º 1 do Grand Funk : We're an American Band e The Loco-Motion.
Em 1976, depois de dois anos afastados dos palcos, o grupo planejou uma grande tour mundial. Em níveis comerciais, o álbum foi um fracasso, atingindo a modesta 52a posição, “brochando” não só a banda, mas também Zappa, a gravadora, e todos os que apostavam no projeto. A disco music tomava conta do mercado e o Grand Funk já não interessava mais ao grande público. Dois meses depois toda a turnê de promoção foi cancelada, e em outubro decretado o fim da banda.
O ano de 1981 marcou a volta do Grand Funk com Mark, Don e Dennis Bellinger, assumindo o lugar de Mel no baixo (o baixista original não topou a volta, pois tinha verdadeiro pavor de voar de avião). A banda foi convidada a participar da trilha do filme-desenho Heavy Metal - Universo e Fantasia, e logo em julho lançou Grand Funk Lives, que, apesar de todas as dificuldades, ainda trazia a banda mostrando muita vontade e entrosamento no estúdio.
Em janeiro de 1983 saiu What’s Funk, álbum que trazia a sonoridade do grupo para os anos 80, com bateria eletrônica e sintetizadores! Infelizmente era muito fraco e não emplacou. Para piorar, a Warner, que lançava seus discos nessa época, acabou despedindo o grupo. Não era uma fase propícia para uma reunião, e o fim foi inevitável.
O ano de 1996 marcou a volta da formação original, ou seja, Mark, Don e Mel, exatos vinte anos depois da separação. A idéia não poderia ter sido melhor aproveitada - uma sensacional volta que arrecadaria fundos em benefício aos desamparados da guerra da Bósnia. O novo show trazia um fenomenal repertório que passava a limpo toda a carreira e, ainda por cima, o trio era acompanhado por uma orquestra completa! A nova tour da volta foi um enorme sucesso, e tinha como convidados Peter Frampton e Leslie West nas guitarras.
Altos e baixos; sucesso, processos, religião, separações, reuniões, e muito sexo, drogas e rock’n’roll estão encarnados na história do Grand Funk Railroad. O que não muda nunca, é que eles sempre serão “A Banda” americana.
(Fonte: Last.fm)
FORMAÇÃO PRINCIPAL
DISCOGRAFIA
- On Time (1969)
- Grand Funk (1969)
- Closer to Home (1970)
- Survival (1971)
- E Pluribus Funk (1971)
- Phoenix (1972)
- We're an American Band (1973)
- Shinin' On (1974)
- All the Girls in the World Beware!!! (1974)
- Born to Die (1976)
- Good Singin', Good Playin' (1976)
- Grand Funk Lives (1981)
- What's Funk? (1983)
Nenhum comentário:
Postar um comentário