Guns N' Roses (às vezes abreviado como G N' R ou GnR) é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1985. A banda já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. O co-fundador e líder Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N' Roses.
A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos.5 O seu álbum de estréia em 1987, Appetite for Destruction6 vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo, sendo certificado 17 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América).
O grupo foi formado no início de 1985 pelos membros do Hollywood Rose Axl Rose (vocais) e Izzy Stradlin (guitarra rítmica), membros do L.A. Guns Tracii Guns (guitarra), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria). A nova banda criou o seu nome através da combinação de dois dos nomes dos membros do grupo. Depois de pouco tempo (vários relatórios indicam apenas 2 ou 3 shows foram feitos com o Guns, Beich & Gardner), o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan enquanto a falta de Tracii Guns nos ensaios levou à sua substituição por Slash.
Slash tinha tocado com McKagan no Road Crew e com Stradlin durante um curto período no Hollywood Rose. A nova line-up se reunira rapidamente, mas pouco antes de embarcar em uma turnê, curta o bastante e desorganizada de Sacramento, Califórnia, para a cidade de Duff casa de Seattle, Washington, o baterista Rob Gardner saiu e foi substituído por um amigo de Slash, Steven Adler. A banda, que continuou a ser chamada Guns N' Roses, mesmo depois da partida de Tracii Guns, estabeleceu a sua primeira linha estável até no chamado "Hell Tour". Em uma entrevista, Slash disse: "Isso [viagem para Seattle] é realmente o que consolidou a banda" e estabeleceu a sua química.
Mas as dificuldades não durariam muito. Appetite for Destruction foi lançado em julho de 1987 e se tornou em pouco tempo o primeiro disco de estréia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas e também foi o disco de estréia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos Estados Unidos.9 À medida que o disco vendia mais e mais, a banda prosseguia com seus shows, abrindo para bandas maiores como Iron Maiden e Rolling Stones, e posteriormente encabeçando seus próprios shows. Axl inclusive gravou sons pornográficos para colocar na música "Rocket Queen". Hoje conhece-se que os gemidos nessa música provém do ápice de uma gravação real de uma tarde de sexo entre Axl e a namorada na época de Steven Adler.
Foi aclamado pela crítica, mas o álbum e seu primeiro single, "Welcome to the Jungle", ficaram um bom tempo sem muita exposição, quase um ano, até que David Geffen pediu a MTV para transmitir o videoclipe da música.10 Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. O segundo single, "Sweet Child o' Mine", foi ainda mais bem-sucedido11 , e quando o terceiro, "Paradise City", foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.
"Welcome to the Jungle" também foi destaque em um filme de Clint Eastwood em 1988, The Dead Pool e membros da banda tiveram uma aparição no filme.
O Guns começou então a abrir shows para grandes bandas como o Iron Maiden, Rolling Stones e Aerosmith, mas à medida que as vendas de Appetite cresciam, partiram para uma turnê mundial sendo eles os cabeças-de-cartaz de muitos concertos. Na turnê o comportamento dos membros atraía a mídia: Duff, Slash e Steven entravam no palco frequentemente sob efeito de drogas ou álcool, e o guitarrista muitas vezes entrava no palco amparado e desmaiava ao final dos shows.
Em 1990, a banda começou a gravação de seu próximo álbum. Durante a gravação de "Civil War", Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado que se encontrava com cocaína e heroína, com mais de 30 takes sendo necessários.14 Como resultado, Adler foi demitido em julho de 1990 e foi substituído pelo baterista Matt Sorum, que havia tocado brevemente com The Cult, e quem Axl havia creditado para salvar a banda.15 Poucos meses antes, o tecladista Dizzy Reed se tornou o sexto membro do grupo quando ele se juntou como membro a tempo inteiro. A banda despediu seu empresário, Alan Niven, substituindo-o por Doug Goldstein em maio de 1991. De acordo com uma reportagem de capa de 1991 pela revista Rolling Stone, Rose forçou a demissão de Niven (contra a vontade de alguns de seus colegas de banda), recusando-se a completar os álbuns até que ele foi substituído.
Em janeiro de 1991, a banda tocou para o maior público até então: 140 mil pessoas no dia 20 de janeiro e 120 mil no dia 23, no festival Rock in Rio 2 realizado no estádio Maracanã, Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram as estreias de Matt e Dizzy na banda, o Guns N' Roses já encabeçava uns dos maiores shows e festivais da época. Em maio do mesmo ano, teve início a turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion (que seriam lançados meses depois), começando pela cidade americana de East Troy, Wisconsin, com a turnê durando 26 meses, com 192 shows em 32 países. A banda Skid Row abriu os shows.
Tudo deu certo para Slash, que passou um ano fora tocando com grandes nomes como Bob Dylan, Michael Jackson, Iggy Pop e Lenny Kravitz. Mas longe de se tornar uma estrela menor do cenário, ele preferiu a química do Guns. "Se não fosse Axl, eu poderia estar ainda procurando um cantor", ressaltou. "Sair do nada e chegar a tal ponto foi uma grande virada na minha cabeça. Agora que aconteceu, e nós conseguimos nos manter juntos, eu não acredito que teremos esse tipo de problema de novo".
Uma turnê interminável se seguiu ao lançamento de Use Your Illusion I e II, e foi justamente este o motivo da saída inesperada de Izzy Stradlin, cansado da vida na estrada. A saída de Izzy ocorreu sem maiores danos à relação dele com o resto da banda. Foi substituído às pressas por Gilby Clarke e poucos meses depois lançou seu trabalho solo com a banda Izzy Stradlin and The Juju Hounds, que não obteve a repercussão esperada. Gilby sofreu um acidente de moto e a banda chama Izzy as pressas para assumir a guitarra rítmica. Izzy afirmou que só aceitou porque "os shows seriam em países tropicais".
A banda continuou causando tumultos, como num show em St. Louis, Minnesota, em que Axl abandonou o palco após brigar com um espectador com uma câmera, que tirava fotos ajustando o flash diretamente para seus olhos. Acabou por gerar centenas de feridos e um processo de milhões de dólares e alguns dias de cadeia para Axl Rose. Outro acontecimento em Montreal, em que a banda abandonou o palco após apenas 9 músicas por problemas de áudio, a atitude gerou revolta - carros quebrados e incêndios. Axl também arrumou atritos generalizados com a imprensa musical dos Estados Unidos e Inglaterra, chegando a citar na música "Get in the Ring" os nomes de vários jornalistas (e as revistas em que eles trabalhavam) com quem ele gostaria de acertar as contas.
A turnê se encerra em julho, no estádio Monumental de Nuñez, na Argentina, com um show transmitido ao vivo pela TV e que foi encerrado com um forte abraço entre Axl e Slash. Este é marcado também por ser o último show da antiga formação do Guns N' Roses. Foi o último show da banda com Slash, McKagan, Matt e Gilby.
Em 23 de novembro de 1993, o Guns N' Roses lançou uma coleção de punk e glam rock intitulado "The Spaghetti Incident?". Apesar dos protestos de Rose-companheiros de banda, uma capa não divulgada da música do serial killer Charles Manson, "Look at Your Game Girl" foi incluída no álbum, a seu pedido. Anos mais tarde, Rose disse que iria remover a canção da nova prensagem do álbum, alegando que os críticos e a mídia tinha interpretado mal o seu interesse na música de Manson. Axl pode ser vista usando uma camisa preta Manson no vídeo "Estranged" de Use Your Illusion II. Ele também pode ser visto vestindo uma camisa vermelha Manson em cenas de seu show em Milton Keynes, Inglaterra, em 1993, com o texto adicional na parte de trás, "Charlie Don't Surf". "Look at Your Game Girl" não foi removido e ainda está caracterizado em prensagens do álbum. Apesar do sucesso inicial, "The Spaghetti Incident?" não coincidir com as vendas dos álbuns Illusion e sua liberação, consequentemente, levou ao aumento da tensão dentro da banda. "The Spaghetti Incident?" vendeu até hoje cerca de 1,4 milhões nos Estados Unidos, sendo considerado um desempenho fraco.
Em 1995, Slash sentou com Rose e os outros integrantes da banda para apresentar gravações e demos de músicas e riffs de guitarra compostos por ele. O estilo das gravações era semelhante ao estilo do "Appetite For Destruction" o que faria a banda voltar com o hard rock com que iniciaram a carreira, com bateria pesada e rápidos riffs de guitarra. Apesar de tudo, Axl rejeitou o projeto de Slash, alegando que as gravações não eram fortes o suficiente para serem lançadas em um álbum e não se encaixava em seus planos para a banda. Duff McKagan também não aprovou as músicas. Slash estava organizando a sua banda, o Slash's Snakepit. Pouco tempo depois, Axl chama Slash para conversar e diz que mudou de ideia a respeito das gravações de decide gravar as músicas para lançar em um álbum, porém Slash já havia lançado as músicas com o Slash's Snakepit. O álbum foi batizado de "It's Five O' Clock Somewhere", o episódio deixou Rose bastante irritado.
A gravação de "Sympathy for the Devil", bem como a tensão entre ele e Rose, levou Slash a deixar a banda oficialmente em Outubro de 1996. Ele foi substituído pelo guitarrista de turnê do Nine Inch Nails Robin Finck em janeiro de 1997, que assinou um contrato de dois anos com a banda em agosto de 1997 tornando-o um membro oficial. Matt Sorum, foi demitido em abril de 1997 e, em seguida, o baixista Duff McKagan, se demitiu da banda em agosto de 1997. Como tal, todos os membros que participaram na gravação de Appetite for Destruction (com exceção de Rose) saíram da banda. Várias exibições foram apresentadas na saídas por vários membros da banda (atuais e antigos). Em 1994 Rose realizou uma conferência de imprensa ou realizados até 2001 com o seu novo elenco. Axl, em 1994 fez um dueto com Bruce Springsteen em um cover da música dos Beatles "Come Together".
No dia 07 de dezembro de 2011, a banda foi confirmada a introdução ao Rock and Roll Hall of Fame, com a cerimônia para o dia 14 de abril de 2012. Enquanto o guitarrista Slash simplesmente postou em seu twitter: "É uma honra", e o baixista Duff McKagan apenas re-twittou o anúncio original, os ex-bateristas do Guns, Steven Adler e Matt Sorum, recentemente opinaram sobre uma reunião na cerimônia do Hall of Fame. "Significaria muito para mim", Steven Adler disse a revista Rolling Stone sobre a possibilidade de Axl Rose aparecer para uma performance com a formação original. "Eu, pessoalmente, quero terminar o que comecei. Se nós começamos isso, vamos encerrar a carreira tocando juntos, pelo menos uma vez".
O Guns N' Roses tem quase 30 anos em atividade e é uma das poucas bandas antigas consagradas ainda em atividade, juntamente com AC/DC, Rolling Stones, Bon Jovi entre outras. O Guns N' Roses se consagrou com o lançamento de Appetite For Destruction, sendo o álbum de estreia mais vendido na história do rock, em seguida se manteve firme nas paradas com o lançamento do segundo álbum, Lies, nos anos 90, a banda conquistou o mundos inteiro com seus dois álbuns Use Your Illusion I e II, em 1993, a banda lançou um álbum de covers punk, o The Spaghetti Incident?, esse não tão bem recebido pela crítica, mas que alcançou o 4º lugar nas paradas. Depois de anos sem lançar nada, com exceção de alguns singles. O Guns N' Roses lançou o seu primeiro álbum ao vivo. Em 2005 lançaram um álbum de grandes sucessos, com um sucesso comercial gigantesco, incluindo a faixa "Sympathy For The Devil" cover dos Rolling Stones. Em 2008, a banda lançou o tão aguardado Chinese Democracy, muito bem-sucedido, porém considerado fraco comparado aos lançamentos anteriores.
A banda liderada por W. Axl Rose, já gravou inclusive o novo álbum que deve receber o nome de "Stay of Execution". O álbum foi gravado junto a Doug Mark em junho de 2014, em Beverly Hills, Califórnia, logo depois do término da residência de 9 show em Las Vegas.
(Fonte: Wikipedia)
FORMAÇÃO ATUAL
DISCOGRAFIA
- Appetite for Destruction (1987)
- G N' R Lies (1988)
- Use Your Illusion I (1991)
- Use Your Illusion II (1991)
- The Spaghetti Incident? (1993)
- Live Era 87-93 (1999)
- Chinese Democracy (2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário